Dicas na hora de comprar um carro

sexta-feira, 11 de maio de 2012

1- Antes de adiantar qualquer valor, veja o veículo e faça a checagem dos seus documentos.2- Forneça seus dados apenas pessoalmente.
3- Exija que o documento esteja em nome do vendedor.
4- Evite documentos e notas fiscais encaminhadas por fax.
5- Confira a numeração do chassi, normalmente próximo ao motor, em todos os vidros do carro e em etiquetas localizadas embaixo do banco do passageiro, sobre a suspensão dianteira direita e em outros locais variando conforme o fabricante.
Veja outras dicas
Informações carrosnaweb*
6- É preciso checar se a data de fabricação do cinto se segurança e do motor combinam com o ano de fabricação do próprio carro.
7- Também as placas de licença têm que conferir com o documento impresso, a exemplo do tipo de combustível.

O comprador de um carro usado tem que conter sua empolgação de fechar um negócio que parece irresistível, pois é preciso desconfiar de preços muito baixos e vantagens milagrosas.
1- Verifique o estado do hodômetro: muitas vezes, na adulteração, ele é riscado.
2- Preste atenção no estado dos pneus, do estofamento e dos pedais, para ver se são compatíveis com a quilometragem indicada no painel.

3- Peça e examine o livrete de garantia, desconfiando se sua perda for alegada.
4- O simples ato de sentar-se nos bancos dá uma dimensão do produto. Bancos soltos, tortos, rasgados ou quebrados são péssimos sinais.

5- Exija os equipamentos de segurança obrigatórios, que são o extintor de incêndio, macaco, chave de rodas, triângulo, além de cintos de segurança e do estepe.
6- A pintura é a chave para detectar que o carro foi batido. Verifique se há diferenças de tonalidades ou respingos em borrachas.

7- Não compre o carro em um dia de chuva. As gotas d'água podem mascarar ondulações da lataria.
8- Desconfie de farol mais novo em apenas um lado. Por economia o dono pode ter trocado apenas a peça quebrada.

9- Forração solta pode ser um sinal de que a lataria precisou ser mexida
10- A solda original de fábrica é pontilhada. Se você encontrar um fio contínuo de solda sob o capô, é porque o carro foi batido.

11- Examine o carro sob a luz do sol. A luz artificial das garagens fechadas atrapalha a identificação de diferenças de tonalidade de pintura.
12- Se o carro estiver com menos de 30.000 km, certifique-se de que os quatro pneus são do mesmo lote e se são os primeiros, que sairam da fábrica junto com o carro. Se forem diferentes, desconfie, pois raramente um pneu novo dura menos que uns 30 ou 50.000 km.

13- Ao comprar um modelo com airbag, a luz espia deve acender por alguns segundos e depois apagar.
14- Aliás, isso vale para qualquer sistema eletrônico, como o ABS.
15- Evite carros com "sinistrado" ou "REM" (chassi remarcado) no documento. Valem 30% menos.
16- Conheça o passado de um veículo através de sua placa
17- Carro de praça
18- Atenção com os veículos brancos que tenha o Y como a segunda letra da placa, ex: BYA, BYG, CYB, 19- CYR. Geralmente os taxistas vendem para particulares para conseguir um valor maior, mas seus carros são mais desgastados e rodados. Outras placas muito utilizadas por táxis em São Paulo-SP: DTA, DTD,
20- DTE, CGS, CZZ, DJE, CZX, ELQ, EFV, EFW, ECT. Se for branco com essas placas é quase certo que o carro já foi um táxi e rodou centenas de milhares de quilômetros.

Carro de leilão
1- Atenção com carros oferecidos sem manual do proprietário, carros em que o dono está com o mesmo há pouco tempo. Podem ser procedentes deste tipo de comércio. São carros mal cuidados, muitas vezes sofreram colisões graves, pessoas morreram neles.

Carro de locadora ou de frotas
1- Atenção com carros básicos geralmente de cor prata ou branca. Se estiver com a placa de outro estado (geralmente de Minas Gerais ou Paraná), desconfie. Veja a relação de placas de carros para cada estado.

Cuidado para não comprar carro atingido por enchente
1- O mau cheiro dentro do veículo é um grande indicador, a água penetra no carpete e nas espumas dos bancos e não seca facilmente.
2- Faça uma vistoria no motor e procure por peças e parafusos enferrujados.
3- Verifique na frente do radiador se há sujeira impregnada, como papéis, sacos plásticos, folhas, entre outros resíduos.
4- Olhe dentro do porta-luvas se o manual do proprietário não está com as folhas enrugadas, sinal típico de papel molhado.

5- Cheque o funcionamento de toda parte elétrica do veículo, inclusive velocímetro, marcador de combustível e luzes em geral. Verifique se alguma luz de advertência do painel de instrumentos fica acesa constantemente.
6- Puxe a vareta do óleo do motor. Se ele estiver esbranquiçado, é sinal claro de mistura de água com óleo.
7- Ruídos de rolamento no compartimento do motor indicam que água retirou a graxa de dentro deles.
8- Ruído ao pressionar o pedal da embreagem também é um sinal de que o carro foi vítima de alagamento.
9- Levantar o carro em uma oficina é uma boa medida, da mesma forma que no radiador a sujeira fica presa na suspensão do veículo.
10- O macaco do carro é uma peça que enferruja muito fácil com a presença de água, se o mesmo estiver muito enferrujado é um forte sinal de que o veículo foi alagado em uma enchente.
11- Desconfie de preços muito convidativos na hora de adquirir um usado.


0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB