3 coisas que você deve lembrar quando der o aviso-prévio

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Deixar um emprego pode parecer fácil, mas fazer isso e ainda deixar portas abertas para o seu futuro profissional apresenta um grau de dificuldade maior. É possível fazer isso usando técnicas simples

Depois da entrevista de emprego a conversa profissional mais importante é aquela na qual você dá o famoso “aviso-prévio” para o seu chefe. Não é porque você está deixando a companhia que deve ignorar as regras profissionais e dizer que vai sair do trabalho sem a menor explicação.
   
Se você tiver essa conversa da maneira correta conseguirá manter contatos e portas abertas para oportunidades futuras cada vez que você der um passo adiante na sua carreira. Em compensação, se você não tomar as medidas corretas, diminuirá suas possibilidades de contatos profissionais a um número bem próximo de zero.
 
Aprenda como dar um aviso-prévio sem queimar seus contatos profissionais:
Parte do processo de manter as “portas abertas” no mundo profissional é mostrar respeito pelos seus superiores. Isso implica em não dar esse tipo de notícias pelo telefone ou, pior ainda, via e-mail. É compreensível que você queira evitar confronto, mas marque uma reunião. Isso mostra que você está aberto para críticas e conversas honestas.

Como dar o aviso-prévio: 2. Abra caminho para sua substituição

Mesmo que você não esteja treinando a pessoa que assumirá o seu lugar, você não quer dificultar as coisas. Certifique-se de que essa transição será feita da maneira mais suave possível. Crie manuais para o novo contratado, dê todas as dicas e técnicas que você desenvolveu durante os anos em que trabalhou na empresa e que possam facilitar o trabalho dele. Seus antigos colegas vão apreciar a sua preocupação em treinar o futuro funcionário. Isso deixa claro que você tem consideração não só pelo trabalho deles como também pela companhia.   



Como dar o aviso-prévio: 3. Seja tão positivo quanto for possível

Não saia de um trabalho criticando seus chefes, colegas ou mesmo as práticas da empresa. Todos esses motivos podem ter contribuído para a sua decisão de deixar a organização, mas não saia dizendo isso a todos. Isso pode causar sérios danos à sua reputação e se você precisar de uma dessas pessoas – ou mesmo da empresa – um dia, certamente eles não apresentarão interesse nenhum em ajudá-lo.  
Fonte: Universia Brasil

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